Com mais de três décadas de referência na produção científica em Ciências Criminais, o IBCCRIM apresenta a nova edição do curso Metodologia de Pesquisa em Ciências Criminais, em formato 100% online.
O programa foi desenvolvido para oferecer uma base sólida sobre métodos e técnicas de pesquisa, com foco em pesquisadores, estudantes e profissionais que buscam estruturar trabalhos acadêmicos — TCCs, dissertações e teses — ou pesquisas aplicadas à prática jurídica.
O curso expande o repertório metodológico ao explorar outras formas de investigação, em especial a pesquisa empírica. O objetivo é capacitar os participantes a compreender e aplicar metodologias que contribuam para a produção de conhecimento científico qualificado e inovador nas Ciências Criminais.
Com uma abordagem crítica e interdisciplinar, o curso também destaca perspectivas de raça, gênero e classe como dimensões centrais para a pesquisa em Ciências Criminais.
Escolha consciente dos métodos para responder sua pergunta de pesquisa
Mais do que apresentar conceitos, o curso ensina a construir projetos de pesquisa sólidos, a partir da compreensão de que método e problema de pesquisa caminham juntos. Você aprende a estruturar seu trabalho desde a pergunta até a escolha da metodologia mais adequada.
Formação em técnicas empíricas, qualitativas e quantitativas
O curso oferece uma base prática e atualizada sobre métodos pouco explorados na formação jurídica tradicional. São abordadas técnicas qualitativas, quantitativas e métodos mistos, com exemplos concretos e aplicáveis à realidade das Ciências Criminais.
Corpo docente de excelência
Professores(as) com trajetória consolidada em pesquisa empírica, produção científica e inovação metodológica no campo das Ciências Criminais.
Doutora em Direito. Professora da Faculdade de Direito da UFF. Professora do PPGD/UVA. Pesquisadora do INCT-InEAC/UFF.
Socióloga, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, doutora em Sociologia pela USP, coordenadora do GEVAC-UFSCar, membro da Comissão de Segurança Pública do IBCCrim
Doutor em Ciência Política e Mestre em Direito Público. Professor no PPGD e no PPGDI da Universidade Católica de Pernambuco. Advogado, Cientista Político e Pesquisador.
É professora associada no Departamento de Sociologia e pesquisadora no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em direito e administração pública, doutora em sociologia.
Rafael Felizardo Ferreira possui formação em Economia e em Direito, com posterior mestrado acadêmico pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, onde trabalhou especialmente temas de governança pública e controle institucional. Entre seus principais interesses, estão o uso de métodos de pesquisa empírica aplicados ao estudo de padrões de comportamento regulatório e de desempenho institucional, com ênfase em abordagens quantitativas e qualitativas para a compreensão das dinâmicas do setor público brasileiro.
Rodrigo Fernandes é um pesquisador com experiência no campo da sociologia do crime e violência, com foco em áreas como vitimização e percepções de insegurança, políticas de segurança pública e análise criminal e espacial. Possui mestrado em Sociologia e graduação em Ciência Sociais, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é pesquisador no Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG). Atualmente é pesquisador no Núcleo de Estudo de Segurança Pública da Fundação João Pinheiro (NESP/FJP). Possui uma longa carreira na gestão pública estadual, onde atuou como empreendedor público no Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais, entre 2011 e 2015, e foi diretor de projetos sociais no Serviço Social Autônomo Servas (SERVAS), entre 2015 e 2022, onde coordenou e executou diversos projetos de desenvolvimento social e segurança pública. Atuou como assessor no Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público de Minas Gerais entre 2022 e 2024.
Doutora em Criminologia pela Université de Montreal. Pós-doutorado em Direito pela Fundação Getúlio Vargas. Professora da FGV Direito Rio. Advogada
Bacharel e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais, Doutora em Antropologia (UFF), Doutoranda em Direito (UERJ), Coordenadora de Projetos na FGV Projetos, Pesquisadora INCT-InEAC/NEPEAC/UFF, Pesquisadora do DECISO/IESP/UERJ, Pesquisadora da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, Advogada - OAB/RJ n. 232.503
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGJS/UFF). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia do Direito e das Moralidades (GEPADIM/UFF) e autora do livro "Pode começar a gravar? Um retrato sobre as desigualdades produzidas no sistema de justiça criminal fluminense a partir das observações de audiências em experiências de estágio". Advogada.
O curso foi pensado para oferecer uma introdução sólida aos principais métodos e técnicas de pesquisa, com foco em estudantes e profissionais que desejam desenvolver trabalhos acadêmicos (TCCs, dissertações, teses) ou pesquisas aplicadas à atuação profissional. Partindo do pressuposto de que os(as) pesquisadores(as) do Direito já dominam a pesquisa doutrinária e bibliográfica, o curso aprofunda-se em outras formas de pesquisa, especialmente a empírica, explorando suas potencialidades na produção de conhecimento científico em Ciências Criminais.
Introdução
• Projeto de Pesquisa: o método é norteado pela pergunta
• Quali e quanti: uma falsa dicotomia
Métodos Qualitativos
• Entrevistas
• Aportes etnográficos para pesquisa empírica no campo do Direito
• Estudos de Caso - Case Study Method
• Pesquisas em processos judiciais
Métodos Quantitativos
• Quanti in a nutshell: operando bases de dados
• Jurimetria
• Pesquisas de fluxo e tempos da Justiça Criminal
O curso terá carga horária total de 12 (doze) horas.
As aulas estão disponíveis na Plataforma EAD IBCCRIM (https://ibccrim.eadplataforma.app/) e você poderá assistir nos dias e horários que puder e quantas vezes quiser. O conteúdo ficará integralmente disponível por 360 dias a partir da confirmação do pagamento. Você precisará usar um celular, tablet ou, preferencialmente, um computador com conexão à internet para assistir às aulas.
Sim. Como o curso é autoinstrucional, para concluir e receber o seu certificado é necessário, assistir integralmente os vídeos de todas as aulas, cumprindo 100% de frequência. O aluno pode acompanhar sua evolução fazendo o login em sua conta da plataforma(pelo link: https://ead.ibccrim.org.br/).
Como o curso é on-line e acontece de forma assíncrona, as inscrições ficarão disponíveis até o dia 30 de setembro de 2026
Caso seja estudante, poderá se inscrever na categoria “Estudante” que é destinada às pessoas físicas que estejam cursando a graduação. Lembrando que para validar inscrição, faz-se necessário o envio de cópia do comprovante de matrícula atual ao e-mail atendimento@ibccrim.org.br.
Para usufruir do valor de inscrição da categoria “Associada(o)” e garantir 25% de desconto, é necessário que a pessoa esteja associada ao IBCCRIM, ou se associe na modalidade semestral ou anual através do link:https://www.ibccrim.org.br/associados/inscricao#sec-beneficios
O pagamento pode ser feito à vista por boleto bancário ou parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito